Translate

sábado, 30 de maio de 2020

Análise de ÉFESIOS 4: 7-16

Dez tópicos sobre O SANTO MINISTÉRIO E O SERVIÇO DOS SANTOS - ÉFESIOS 4: 7-16

• Texto analítico: Miss. Sandra Regina
• Revisão: Pr. Reg. Marcos Silva


1 – Cristo que tem total autoridade é Senhor de todos. Concedendo graça a cada um segundo à medida do seu próprio Dom. (vers. 7-10)

2 – Portanto, o Senhor Jesus Cristo é quem outorga cada um de seus servos para serviços específicos à disposição de seu Reino. Por exemplo: Cristo, que é o Senhor de todos, chama os seus servos para serem "apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres" e os concede à igreja. (vers. 11)
3 – O objetivo dessa concessão é colocar à disposição da Igreja "apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres" que trabalharão em prol do aperfeiçoamento dos santos. Podendo à igreja recorrer a eles como servidores do Reino. (vers. 12)

4 – Os santos (Igreja) aperfeiçoados desempenharão cada um o seu próprio serviço. (vers. 12)
5 – O resultado do trabalho dos servidores de Cristo é a EDIFICAÇÃO DE TODO O CORPO (Cristo é a Cabeça e a Igreja é o corpo). Esse serviço espiritual deve ser desenvolvido com diligência. (vers. 12)
6 – O processo de edificação ocorrerá até que todos os que fazem parte do corpo de Cristo chegue:
A) "à UNIDADE da fé", ou seja, todos unidos como um SÓ CORPO trabalhando juntos MOVIDO pelo ÚNICO Espírito de DEUS. (vers. 13)
B) Ao "pleno conhecimento" de Cristo, ou seja, estando completamente ciente sobre os conhecimento do Filho de Deus. (vers. 13)
C) Ao status de "pessoa madura". Ou seja, não agindo como criança, mas sendo um adulto na fé. (vers. 13)

7 – O corpo de Cristo precisa chegar "à medida  da estatura da plenitude de Cristo". Ou seja, que possa ser comparado com a estatura de Cristo. Como uma criança que deixa de ser criança quando chega a estatura de um adulto. Devemos crescer até a estatura da plenitude de Cristo. Que responsabilidade! (vers. 13)

8 - Tal crescimento é necessário para que a Igreja do Senhor não seja facilmente:
A) Conduzida ao erro por pessoas maliciosas; (vers. 14)
B) Arrastada por ensinamentos errôneos que vem e vão embora rapidamente como as “ondas”, tipo “modismos” de épocas; (vers. 14)
C) Levada por qualquer “vento de doutrina”; ou seja, sem firmeza espiritual". Que vai de um lado para outro, levada por quaisquer  ensinamentos das Escrituras (mesmo que certos ou errados), pois NÃO TEM DOMÍNIO DAS VERDADES BÍBLICAS MINISTRADAS PELO ESPÍRITO. (vers. 14)

9 – A igreja para amadurecer deve seguir a “VERDADE em AMOR”. Sem reclamar feito criança ao tomar um remédio, ou ao comer algo mais saudável, ou ter que dormir na hora certa, ou ir para a escola logo cedo. Mas AMANDO AS VERDADES BÍBLICAS! Com a finalidade de crescer em Cristo que é a cabeça, ou seja, que é o CHEFE de todo o corpo! AMANDO O SOBERANO DA IGREJA! (vers. 15)

10 – E todos “bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor”.
Essa parte, fala por si só! Pois segundo o texto, nós precisamos trabalhar unidos em verdade e amor para a EDIFICAÇÃO DE TODO O CORPO DE CRISTO. Um serviço conjunto que requer de cada um o desenvolvimento de seu próprio serviço com eficiência e temor. Que será somado ao serviços dos demais até chegarmos a estatura de Cristo! Em amor, cooperação e união! (vers. 16)

_______________ Graça e Paz!
Miss. Sandra e Pr. Marcos

Chegou até aqui. Ótimo! Parabéns!

VAMOS INTERAGIR?

AGORA ESCREVA NOS COMENTÁRIOS VERSÍCULOS  QUE COMPLETEM ESSE ESTUDO E DEEM MAIS FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA PARA A ANÁLISE.

ÓTIMA PESQUISA!

Nenhum comentário: